Associação de AINH com risco de sangramento e eventos cardiovasculares em pacientes que recebem terapia antitrombótica após infarto do miocárdio

O tratamento antitrombótico está indicado para uso em pacientes pós-infarto do miocárdio (IM). No entanto, o uso concomitante de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) poderia representar problemas de segurança para esses pacientes.

Com o objetivo de examinar o risco de eventos hemorrágicos e cardiovasculares entre pacientes que tiveram IM, que estão em uso de medicações antitrombóticas e para os quais a terapia com anti-inflamatórios não hormonais (AINHs) também foi prescrita foi realizado um estudo publicado pelo The Journal of the American Medical Association (JAMA).

 

Usando registros administrativos da Dinamarca (2002-2011) foram estudados pacientes em uso de AINEs com tratamento antitrombótico em curso após o primeiro evento de IM e vivos trinta dias após a alta hospitalar. Os indivíduos tinham 30 anos de idade ou mais. O tratamento subsequente com aspirina, clopidogrel ou anticoagulantes orais e suas combinações, assim como o uso concomitante de AINEs em curso, foi determinado.

As principais consequências e medidas foram o risco de sangramento (requerendo hospitalização) ou um desfecho cardiovascular composto (morte cardiovascular, IM recorrente não fatal e acidente vascular cerebral) de acordo com o AINE em andamento e a terapia antitrombótica, calculado utilizando-se modelos de regressão de Cox ajustados dependentes do tempo.

Foram incluídos 61.971 pacientes (idade média de 67,7 [SD, 13,6] anos; 63% homens); destes, 34% usavam pelo menos um AINH. O número de mortes durante um período de acompanhamento médio de 3,5 anos foi de 18.105 (29,2%). Um total de 5.288 eventos hemorrágicos (8,5%) e 18.568 eventos cardiovasculares (30%) ocorreu. As taxas de incidência de sangramento (eventos por 100 pessoas-ano) foram de 4,2 (IC 95%, 3,8-4,6) com tratamento concomitante com AINH e 2,2 (IC 95%, 2,1-2,3) sem tratamento com AINH, ao passo que as taxas de eventos cardiovasculares foram de 11,2 (IC 95%, 10,5-11,9) e 8,3 (IC 95% 8,2-8,4). A análise de regressão multivariada de Cox ajustada encontrou aumento do risco de sangramento com o tratamento com AINEs em comparação com nenhum tratamento com AINEs (hazard ratio 2,02 [IC 95% 1,81-2,26]) e o aumento do risco cardiovascular também foi observado (hazard ratio 1,40 [IC 95% 1,30-1,49]). Um aumento do risco de eventos hemorrágicos e cardiovasculares foi evidente com o uso concomitante de AINEs, independentemente do tratamento antitrombótico, tipos de AINHs ou duração do tratamento.

Concluiu-se que entre os pacientes que receberam a terapia antitrombótica após o IM, o uso de AINEs foi associado ao aumento do risco de hemorragia e de excesso de eventos trombóticos, mesmo após o tratamento em curto prazo. Mais pesquisas são necessárias para confirmar estes resultados. No entanto, os médicos devem ter cautela na prescrição de AINEs apropriados para os pacientes que apresentam IM recente.

Fonte: The Journal of the American Medical Association (JAMA).